Rita Levi-Montalcini
Rita Levi-Montalcini foi uma neurocientista e escritora italiana, nascida em Turim em 1909 e falecida em Roma em 2012. Ela é conhecida por suas contribuições para a descoberta do fator de crescimento nervoso, uma proteína que desempenha um papel crucial no desenvolvimento e regeneração do sistema nervoso.
Levi-Montalcini estudou medicina na Universidade de Turim, mas teve que interromper seus estudos durante a Segunda Guerra Mundial, quando ela e sua família se refugiaram em Florença. Lá, ela continuou seus estudos em um laboratório improvisado em sua casa, usando ovos de galinha para cultivar células nervosas.
Após a guerra, Levi-Montalcini mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou na Universidade de Washington em St. Louis e na Universidade de Roma. Em 1986, ela foi premiada com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, juntamente com Stanley Cohen, por sua descoberta do fator de crescimento nervoso.
Além de suas realizações científicas, Levi-Montalcini também foi uma escritora prolífica, publicando vários livros sobre ciência, filosofia e sua vida pessoal. Ela foi uma defensora da educação e dos direitos das mulheres, e fundou a Fundação Rita Levi-Montalcini para apoiar jovens cientistas em países em desenvolvimento.
Amazon