Louisa May Alcott
Louisa May Alcott foi uma escritora americana do século XIX, nascida em 1832 em Germantown, Pensilvânia. Ela é mais conhecida por seu livro "Mulherzinhas" (ou "Adoráveis Mulheres"), que foi publicado em 1868 e se tornou um clássico da literatura americana.
Alcott cresceu em uma família de escritores e ativistas sociais. Seu pai, Amos Bronson Alcott, era um filósofo transcendentalista e sua mãe, Abigail May Alcott, era uma defensora dos direitos das mulheres e da abolição da escravidão. Louisa May Alcott começou a escrever desde jovem e publicou seu primeiro livro, "Flower Fables", aos 22 anos.
Durante a Guerra Civil Americana, Alcott trabalhou como enfermeira em um hospital militar em Washington, D.C. Essa experiência inspirou seu livro "Hospital Sketches", que foi publicado em 1863.
Além de "Mulherzinhas", Alcott escreveu muitos outros livros, incluindo "Little Men" e "Jo's Boys", que são sequências de "Mulherzinhas". Ela também escreveu romances de mistério e histórias para crianças.
Alcott era uma feminista e defensora dos direitos das mulheres. Ela nunca se casou e acreditava que as mulheres deveriam ter a liberdade de escolher suas próprias carreiras e viver suas vidas independentemente dos homens.
Louisa May Alcott faleceu em 1888, aos 55 anos, devido a um acidente vascular cerebral. Seu legado literário continua a inspirar e encantar leitores de todas as idades.
Amazon