Júlio Dantas
Júlio Dantas foi um escritor, médico e político português, nascido em Lagos em 1876 e falecido em Lisboa em 1962. Foi um dos mais prolíficos autores portugueses do século XX, tendo escrito romances, peças de teatro, ensaios e poesia.
Formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, Júlio Dantas exerceu a profissão de médico durante alguns anos, mas acabou por se dedicar inteiramente à literatura. Foi um dos fundadores da revista "Atlântida" e colaborou em diversas publicações literárias da época.
A sua obra literária é marcada pelo romantismo e pelo erotismo, sendo muitas vezes considerada controversa e provocadora. Entre os seus romances mais conhecidos destacam-se "A Ceia dos Cardeais", "Os Simples" e "A Morgadinha dos Canaviais". Escreveu ainda várias peças de teatro, como "A Severa", que se tornou um grande sucesso em Portugal e no Brasil.
Para além da sua carreira literária, Júlio Dantas teve também uma carreira política ativa, tendo sido deputado e ministro em vários governos da Primeira República Portuguesa. Foi ainda embaixador de Portugal em Madrid e Paris.
Júlio Dantas é considerado um dos grandes nomes da literatura portuguesa do século XX, tendo deixado uma obra vasta e diversificada que continua a ser lida e apreciada até aos dias de hoje.
Amazon