Candido Portinari
Candido Portinari foi um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros do século XX. Nascido em Brodowski, interior de São Paulo, em 1903, ele começou a desenhar ainda criança e, aos 14 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes.
Portinari é conhecido por sua obra social e política, que retrata a vida do povo brasileiro, especialmente dos trabalhadores rurais. Ele também foi um dos primeiros artistas a retratar a cultura afro-brasileira em suas pinturas.
Entre suas obras mais famosas estão "Retirantes", "Café" e "Guerra e Paz", um painel gigante que retrata a luta pela paz mundial e que está exposto na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
Além de pintor, Portinari também foi escritor e poeta. Ele escreveu diversos livros infantis, como "Menino de Engenho" e "Criança", e também publicou poesias e ensaios sobre arte.
Portinari faleceu em 1962, em decorrência de uma intoxicação por chumbo, causada pelo uso excessivo de tintas em seu trabalho. Sua obra é considerada um patrimônio cultural do Brasil e é admirada em todo o mundo.
Amazon